-
Arquitetos: Grafton Architects
- Área: 850 m²
- Ano: 2002
-
Fotografias:Ros Kavanagh
-
Fabricantes: Ancon, Kingspan Insulated Panels, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a segunda extensão que concluímos neste Departamento, sendo a primeira realizada em 1996, que trata do campus e é anexada ao edifício Parsons existente, que abriga o Departamento de Engenharia Mecânica e de Manufatura.
O local para esta extensão foi firmado entre um bloco urbano e o edifício Parsons do século XIX. É também a rota principal para os serviços percorrerem a cidade até o campus - gás, eletricidade, TI, água, etc. Uma subestação de eletricidade e poços de transformadores existentes neste local precisavam ser mantidos e, por isso, estávamos dando voltas. para encontrar um lugar para a acomodação adicional necessária.
O local fica na junção do bloco urbano de tijolos com os edifícios da universidade de pedra, tanto em termos de geometria quanto de linguagem. A empena dos tijolos dos edifícios Lincoln Place, com a placa pintada do Finns Hotel, não pôde ser interferida, porque esta placa indica o hotel onde, como todo dubliner sabe, Nora Barnacle trabalhava quando conheceu James Joyce na Nassau Street. Também havia uma árvore importante a ser preservada.
A encomenda consistia em entender essa confluência de geometrias e edifícios díspares e, no processo, encontrar uma maneira de fornecer espaços adicionais de pesquisa e ensino. Havia também o requisito de que o edifício deveria ser projetado em fases, para ter continuidade em sua construção à medida que o financiamento fosse disponibilizado.
O edifício amplia o departamento existente, forma um espaço entre este departamento e a parte posterior do bloco urbano reparado e atualiza o portal de pedestres existente para a rua Nassau. Um elevador externo está alojado em um novo elemento de 'portaria'. Isso fornece acesso para deficientes do nível elevado da Nassau Street até o campus abaixo. Um embasamento abriga níveis ampliados do subsolo que são usados para laboratórios de pesquisa.
Este embasamento também conforma espaços livres à frente e entre edifícios. A árvore preservada está ancorada neste espaço e gera uma sensação de vida comunitária.
O nível superior consiste em espaços de ensino menores. Um espaço de 600 mm é deixado entre o antigo e o novo. O novo é mantido separado do antigo, mas conectado a meios níveis, quartos de nível, várias paradas de elevação, vários patamares de escadas, permitindo fácil movimento entre os novos e os antigos.
O nível do embasamento se estende e se dobra para lidar com as condições complexas do local. Ele conecta a rua ao campus, forma novas entradas e saídas dos departamentos existentes e forma um espaço comum ensolarado sob o dossel da árvore preservada.
O pequeno bloco de ensino para o oeste balança o pódio para formar uma nova entrada para o Departamento. A parede de granito é perfurada por janelas de madeira revestidas externamente em aço inoxidável, acabadas com o granito. O revestimento de granito é combinado com o de pedra existente do edifício Parsons e a pedra é intertravada nos cantos, revelando uma condição de revestimento em oposição a uma forma sólida de construção. Dois elementos verticais de tijolos estão ligados às empenas do Lincoln Place, abrigando um novo elevador e banheiros.
O exterior, em sua forma e linguagem, cria um diálogo entre a cidade e o campus.